O impacto do álbum 'Born This Way' na comunidade LGBT e cultura pop

Hoje (23), o álbum completa seis anos de lançamento, e claro, que não podia deixar de homenageá-lo. 


O impacto do álbum 'Born This Way' na comunidade LGBT e na cultura pop

Foi durante a cerimônia do MTV Video Music Awards de 2010, que Lady Gaga subiu no palco para anunciar o nome do sucessor do The Fame Monster que seria o divisor de águas em sua carreira. Trazendo elementos de ópera, heavy metal, disco, rock and roll, e eletropop, Born This Way veio com músicas atemporais e causou um impacto enorme, principalmente na comunidade LGBT devido o conceito de libertação que carregava. A comunidade então ganhou uma "Bíblia" para ouvir e ter orgulho de suas raízes.

"Born This Way é a minha resposta para muitas questões ao longo dos anos: Quem é você? De que fala você? [...] O tema mais supremo na gravação é eu tentando entender como posso existir como mim própria como alguém que vive entre a fantasia e a realidade ao mesmo tempo."
— Gaga durante uma entrevista sobre o álbum.


Sua relevância na cultura pop é inquestionável. Canções como Marry The Night e Hair que metaforicamente compara a liberdade criativa com um cabelo, fizeram do álbum o melhor da década não só pela produção que carrega referencias desde Bruce Springsteen a Queen., mas também pelos temas que abordava, entre eles; sexualidade, gênero, feminismo, justiça, amizade e amor próprio. Os jovens dessa geração precisavam de uma artista que doa-se todos os seus membros e sangue a uma causa pública, e com esse disco, Gaga virou esse artista que gritava: A verdadeira religião é o amor!

“Eu sou linda do meu jeito, porque Deus não comete erros; eu estou no caminho certo, baby, eu nasci assim.” Born This Way

Um estudo do New Now Next mostra que com ‘Born this Way’, a maioria dos americanos passaram a acreditar que ser gay é algo inato, ao invés de uma escolha ou algo causado por determinado acontecimento em seu ambiente. De acordo com nova pesquisa do Gallup, 51% dos entrevistados disseram que a homossexualidade era uma característica inata. Foi a primeira vez que este tipo de opinião ficou acima da marca do meio campo. Outro enorme impacto foi na taxa de suicidou nos Estados Unidos que teve uma queda de 20%, sim, porque quando alguém tem o poder de alcançar milhões de pessoas resolve falar que você nasceu assim e que Deus não comete erros, é um movimento gigantesco em prol da vida.


"Não seja inseguro se o seu coração é puro." Bad Kids.

Por experiencia própria, posso afirmar que o álbum é responsável por me tirar do fundo de um poço e me colocar na beira da glória. Imagine você se questionando a todo o momento se vale a pena continuar vivendo e tendo esperança de um dia melhor, e alguém que esta tão longe lhe diz para lutar pela sua vida porque você é uma guerreira, uma vencedora. 

"Não vou desistir da minha vida, sou uma rainha guerreira que vive apaixonadamente esta noite" Marry The Night.

Com apenas uma semana de lançamento, o disco vendeu mais de 1 milhão de cópias, entrou para a história da cultura pop sendo aclamado pela critica, a MTV comentou que Born This Way é um enorme álbum. É valente e audaz. Você vai dançar com ele e levá-lo para o quarto, provavelmente, chorar com ele, e cantar para ele. É algo para todos.


O sucesso comercial, refletiu no social, Born This Way Foundation é o nome da primeira fundação da Gaga com sua mãe, Cynthia Germanotta, fundada em 2 de Novembro de 2011. A organização sem fins lucrativos, tem o intuito de se concentrar na responsabilização dos jovens e igualdade, abordando questões como a autoconfiança, o bem-estar, o anti-bullying, a orientação e o desenvolvimento de carreira. Como descrito por Gaga: “Queremos ajudar a criar um padrão de gentileza e coragem e fazer a comunidade mundial cuidar e proteger daqueles que sofrem bullying e abandono”. O lema da campanha resume: “Fortalecendo a juventude, Inspirando a coragem”.

Não importa se você é gay, hétero, bi, lésbica, transgênero, negro ou pardo, Lady Gaga nos ensinou com esse álbum que todos podemos ser amados da forma que viemos ao mundo e não precisamos sofrer sem motivo para nos enquadrar num padrão criado pela sociedade, que talvez nunca nos aceitará totalmente de braços abertos.

Queremos saber de você, como esse álbum mudou a sua vida?