Skam (Vergonha): A série norueguesa que vem causando na internet e você precisa assistir!

Skam: A série norueguesa que vem causando na internet e você precisa assistir!

Aiin gente olha faz um tempão que eu tava afim de postar sobre Skam, mas devido há uma longa temporada sem bloggar sobre absolutamente nada, eu me vi diante de um bloqueio criativo ba-ba-dei-ro que não estava me deixando escrever. Provavelmente você já deve ter assistido ou visto alguma coisinha aqui e acolá sobre esse hinooo, que não pode deixar de ser comentado aqui no blog. Afinal, tamo aqui para divulgar e enaltecer meixmo! 

O diferencial da série já começa no pais onde é gravada, Noruega, um pais luxo e rikezza desses bicho! Quase não tem nada a ver com as séries "americanizadas" enlatadas que a gente tá cansado de ver por ai. O elenco é beeem jovem e são todos legítimos noruegueses com faixa etária entre 16 a 20 poucos anos no máximo. Ou seja, não são adultos "brincando" de ser adolescentes como costuma rolar em algumas series "hollywoodianas" e derivadas (Skins por exemplo) ta ligado?! 

Ou seja, eles entendem e se identificam sobre os assuntos que são abordados lá, justamente por eles estarem passando pela fase. E não é que eu me apaixonei logo no primeiro episódio minha gente! Os personagens são super fofos e carismáticos, cheios de histórias pra contar. Me identifiquei horrores, apesar de eu já estar beirando aos 30 anos, e acredito que isso vai rolar com vocês também. Eles tratam de temas importantíssimos que precisam SIM serem colocados em debate, tais como: machismo, feminismo, gravidez na adolescência, estupro, religião, orientação sexual, homofobia, violência gratuita, bullying, transtornos mentais, vicio em redes sociais e por ai vai... Ou seja, não é uma série de temática adolescente fútil né. Tem conteúdo e MUITO !


"Skam", que significa "Vergonha" em norueguês, estreou em meados de 2015 com 11 episódios de 20 poucos minutos na primeira temporada. Cada temporada foca em um personagem diferente. A primeira é estrelada por Eva, uma garota que agora só pode contar com o namorado Jonas e o amigo dele Isak, já que uma briga com a sua ex-melhor amiga Ingrid fez com que elas nunca mais se aproximassem.

Ela era meio "forever alone" no começo. Não tinha amigos não tinha ninguém além do Jonas, ou seja, era extremamente carente, insegura e dependente afetiva dele mas depois ao longo da temporada ela acaba conhecendo Noora e as outras meninas,  Vilde, Chris e Sana formando o bonde das poderosas da escola por assim dizer sacou?


Na segunda, somos apresentados a essa bonequinha maravilinda cheia de estilo e atitude, Noora, Noorinha pros mais íntimos hahaha! Você vai se apaixonar perdidamente por ela que nem eu me apaixonei. Ela é cheia de personalidade, princípios, moral, ética e caráter. Não se deixa levar por nada nem ninguém. Grande companheira e defensora das amigas. Super feminista, rainha do empoderamento. Bate de frente com tudo e todos, sempre tem um bom argumento na ponta da língua, defende suas opiniões e pontos de vista com unhas e dentes. Não tolera os bad boys machistas e misóginos do colégio mas acaba se apaixonando por um deles. 



Ai, durante os episódios a gente vê como essa paixão se desenrola e suas consequências. Tem altas cenas bonitinhas que vai fazer você ficar babando de amor por eles ou ficar na bad (que nem eu fiquei hehehe). 


Dos demais personagens eu destaco minha nenénzinha fofa, Vilde, depois de Noora ela é minha personagem favorita por suas peculiaridades. Vilde é caracterizada como a tipica mocinha ingênua iludida que acredita no amor verdadeiro, príncipe encantado, acha que o cara vai ligar no dia seguinte. Pois é ela é dessas.

Eu adoooro ela, o jeitinho fofo de menina insegura que cria altos castelos de areia sabe, é a cara dela. E cá entre nós todo mundo no inicio já foi assim né. Sempre sorridente (aliás, que atriz linda e fofa é essa gente?) acaba sendo super cativante. Ela é uma grande amiga das amigas. Ao longo das temporadas ela melhora bastante, ganha mais maturidade.


Na terceira temporada temos Isak, melhor amigo do Jonas (o boy de Eva). Isak é um menino cheio de dúvidas, inseguranças e incertezas, que está descobrindo um pouco mais sobre si mesmo e o universo ao seu redor. Eu gosto dele mas não é um de meus personagens prediletos. Ele se apaixona por outro personagem ai a partir dai começa sua jornada de auto conhecimento, aceitação de si mesmo e as consequências disso tudo. 


Antes de estrear a nova temporada já circulavam rumores dizendo que a quarta e última (é isso mesmo você leu certo, ultima temporada) seria protagonizada por Sana, eu achei digníssima, pois Sana é a Rainha Dos Vráah viu. Sana e Noora são bem parecidas na maneira de olhar o mundo ao redor, interagir e se impor diante do mesmo. 

Sana é uma garota muçulmana que mudou-se para a Noruega com a família quando era criança. Família essa super tradicional cheia de regras, costumes, valores e culturas religiosas e machistas enraizados do Oriente Médio (que a gente sabe bem como funciona as coisas por lá né em pleno seculo XXI, infelizmente). Ela tem um irmão mais novo que é o tipico garoto "eu faço e aconteço porque eu sou homem e pronto."

Quem vê pensa que Sana faz a linha garota tradicional muçulmana, abaixa a cabeça e aceita calada a realidade da cultura educacional e patriarcal onde nasceu e cresceu... tá errado viu. Por isso comentei que entre Noora e Sana existem muitas coisas em comum no modo que elas enxergam o mundo e as grandes questões que todos nós enquanto no papel de seres humanos temos que ter total consciência e combater e fortalecer sim. Não vou falar muito dessa linda porque se não perderá a graça, porque sem sombra de duvidas ela é a personagem (depois de Noora) mais relevante e marcante da série. Ah e já saiu quatro episódios inéditos dessa nova temporada e tá maravilhosa!

Você pode encontrar as temporadas anteriores legendadas em vários blogs de séries online. Ah e a trilha sonora é um show a parte, vários e vários hinos que a gente ama e bate muito cabelo! Vocês vão AMAR. Assistam!



Bom, é isso galera. Espero que vejam, se apaixonem pelos personagens, sintam-se representados e depois comenta aqui pra gente saber o que acharam tá?! #XoXo