Frustração faz parte da vida, pare com essa mania de querer controlar tudo

Frustração faz parte da vida, pare com essa mania de querer controlar tudo

A frustração está ligada à satisfação de alguma necessidade emocional e sempre que a gente se depara com ela acabamos nos torturando das mais diversas formas, e muitas vezes nos entregamos a uma tristeza profunda por não conseguir lidar com a perda, isso acontece porque achamos que podemos controlar tudo o que acontece a nossa volta, mas não é bem assim. 

Então se você exige demais de si mesmo aí vai uma dica: divida a culpa. Por exemplo, se não conseguiu passar naquela entrevista de emprego, não quer dizer que a culpa é sua e só sua, depende do entrevistador, o cargo pode não ser o ideal para o seu perfil, depende de uma força superior, enfim uma série de fatores. Fazendo isso, irá adquirir a tolerância a frustração, que é suportá-la sem perder sua adaptação psicológica, em outras palavras, sem recorrer a tipos de respostas inadequadas. 

Em entrevista a Jovem Pan, o psicoterapeuta Leo Fraiman explicou que as frustrações fazem parte da vida e são necessárias para moldarmos o nosso caráter. 
As pessoas precisam entender que o mesmo coração que sofre a dor das frustrações é mesmo que vive a alegria do amor, da conquista e do gozo. Então é preciso se preparar pra viver. Na hora da dor a gente tem que ser homem, mulher, tem que ser digno e aceitar que uma hora vai passar.
Pare de exigir tanto de si mesmo, pois não temos o poder de controlar as coisas a nossa volta, e se tivéssemos iriamos acabar que nem o cara do filme Click, nos transformando em um alguém que não sabe lidar com frustrações e viveríamos pulando etapas importantes da nossa vida que servem para o nosso amadurecimento.

Palavra do dia: Paciência